A História do Isopor: Da Invenção ao Uso Universal

O Isopor, também conhecido como poliestireno expandido, é um material que se tornou onipresente na nossa vida cotidiana. Você o encontra em embalagens de comida, isolamento em casas e edifícios, e até mesmo em produtos de arte e artesanato. Mas como esse material versátil e leve evoluiu ao longo do tempo?

 

O Início do Isopor

A história do Isopor começa em 1941, quando foi patenteado pela empresa alemã BASF, pensado para atuar como isolante térmico. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Isopor encontrou sua primeira aplicação significativa como revestimento em coletes salva-vidas, devido à sua flutuabilidade e capacidade de manter o calor.

 

Expansão e Popularização

Imagem de Isomil

 

Após a guerra, a popularização do Isopor ocorreu rapidamente. Nos anos 1950, o material chegou aos Estados Unidos, e logo se tornou uma escolha popular para isolamento térmico. Sua leveza, baixo custo e eficiência como isolante tornaram-no a escolha ideal para a indústria de construção e embalagens.

 

Isopor na Indústria de Alimentos

Na década de 1960, o Isopor encontrou seu caminho para a indústria de alimentos. Suas propriedades de isolamento térmico o tornaram perfeito para manter os alimentos quentes ou frios, e o Isopor se tornou sinônimo de recipientes de comida para viagem, copos de café descartáveis e bandejas de carne embaladas.

 

O Futuro do Isopor

Imagem de Isomil

Atualmente, os fabricantes estão trabalhando em alternativas mais sustentáveis, como o uso de poliestireno reciclado e o avanço de técnicas de upcycling e reutilização. O isopor é hoje visto como um material aliado à causa ambiental com seu uso crescente, principalmente, na construção civil. Aplicado em telhados, tetos e chãos e paredes, o isopor atua impedindo as trocas de calor entre os ambientes interno e externo, tornando as edificação extremamente eficientes no uso dos recursos de aquecimento ou resfriamento, reduzindo, desta maneira, o uso de ar condicionado e aquecedores e, portanto, de energia elétrica.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Isomil www.isomil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×